segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Marxismo e Direito

O sítio eletrônico Marxismo 21 http://marxismo21.org/ traz diversos textos, dos clássicos aos contemporâneos, sobre marxismo e direito. Contribuições de membros do nosso grupo são encontradas na página, como: Marcus Correia e Pablo Biondi, Uma leitura marxista do trabalho doméstico e Thiago Barison de Oliveira, Poulantzas e o direito: um estudo de “Poder político e Classes sociais”.
Copiamos aqui a apresentação da página na internet:
Nesta página publicamos textos, vídeos e sites que abordam a questão teórica do direito. O dossiê “Marxismo e Direito” está organizado em oito seções; nas três primeiras são indicados: 1) textos de clássicos do marxismo: Marx, Engels, Korsch, Trostky, Luxemburgo, Liebknecht e Lunacharsky, assim como de juristas soviéticos que procuram sistematizar a crítica marxista do direito, entre os quais se destacam: Pachukanis, Stutchka e Vychinskij; 2) textos de autores e comentadores contemporâneos de vários países, especialmente, de origem latino-americana e 3) contribuições de estudiosos brasileiros. Nas demais partes, divulgamos outros textos que não se fundam sobre pressupostos e categorias marxistas, mas que se orientam por uma perspectiva crítica do direito. São também informados sites de entidades que desempenham um papel progressista na luta ideológica; resenhas de livros relevantes para a discussão da problemática do dossiê; entrevistas, vídeos e áudios e sites de revistas da área de direito que se orientam pela perspectiva marxista e crítica do direito.
Como resultado de um trabalho coletivo, deve-se destacar que este dossiê foi proposto e, inicialmente, organizado por dois pesquisadores, Moisés Alves Soares (SOCIESC) e Ricardo Prestes Pazello (UFPr), vinculados ao Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). A eles bem como ao pesquisador Celso Naoto Kashiura Jr. (Facamp) somos gratos pela valiosa colaboração na produção deste dossiê editado pelo Comitê Editorial de marxismo21.
Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário